segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Nokia lança celular ninja

As parcerias entre fabricantes de celulares e outras marcas se mostraram um caminho interessante para a diferenciação dos aparelhos. Nesta pegada, vimos no ano passado lançamentos com designs assinados, como os celulares LG Prada, os Motorola Ferrari, entre outras grifes. Agora a bola da vez parece ser a parceria com marcas e temas que forneçam também conteúdo, não apenas design e estilo.
Celulares com conteúdo pré-embarcado estão se tornando cada vez mais comuns no mercado mobile, e agradam o público pois o conteúdo é enxergado como "brinde digital". Aqui no Brasil vemos promoções pontuais de celulares que oferecem CDs inteiros embarcados, como alguns modelos comuns que vem com conteúdo da Pit e do NX Zero. Entendendo o interesse do consumidor por temas e conteúdos, a fabricante Nokia saiu na frente e lançou um "celular ninja", o Nokia Bruce Lee, chamado de Dragon Phone. Trata-se de um N96 com grafismos a laser do "mestre chinês" e outros detalhes no corpo do aparelho, além de conteúdos embarcados como fotos, vídeos e um game de artes marciais, entre outros. Aparentemente o modelo só será comercializado na China. Aqui no ocidente podemos ver o vídeo de lançamento, imperdível: http://www.youtube.com/watch?v=DpJAxqD6jiY
O site do novo modelo faz parte de toda a oferta deste aparelho e vale a pena a visita, apesar de estar em chinês http://www.nokia-lee.com.cn/

domingo, 9 de novembro de 2008

VENCE OBAMA, VENCE O MOBILE MARKETING


Chegamos ao final de mais um ano de crescimento do Mobile Marketing, no Brasil e no mundo. A campanha mobile do recém eleito presidente Barack Obama é o benchmark do ano, transformando em realidade a potencialidade do meio. Um artigo publicado na Mobile Marketer (http://www.mobilemarketer.com/cms/opinion/editorials/2049.html) desafia: "marqueteiros tem muito a aprender com a maneira que a campanha do jovem senador deu asas á imaginação e mexeu com a emoção de milhões de americanos através do mobile. Eles deveriam estudar como essa campanha despertou paixão através de 160 caracteres enviados no momento certo para o público certo".

Já aqui no mercado mobile brasileiro, muito se tem discutido a respeito do opt-in do usuário, afinal ninguém quer receber mensagem indesejada no celular. De spam já basta o email, faço fé para que haja bom senso neste novo meio. De maneira simples a campanha de Obama qualificou seu público. O convite era "envie OBAMA por SMS para 62262" (nos EUA). E aqui no Brasil este tipo de ação funciona da mesma forma. Posso optar em participar de uma campanha, de um projeto ou de todas as ações de uma marca - faço esta solicitação ao enviar uma palavra-chave para um determinado número curto. E posso, sempre, me descadastrar a qualquer momento, sem dificuldades.

Se é Olimpíadas, quero receber informações enquanto durar a competição. Quando entrar em dieta, quero poder receber dicas e incentivos. Da minha grife preferida então, quero saber t-u-d-o :-) E do meu candidato, do meu time, da minha comunidade, do meu signo: alguns temas eu gostaria de receber updates até mesmo diários.

E quando olho para dentro, noto este ano que o papel de cada um dos players neste mercado - marcas anunciantes, agências, integradores, operadoras - tornou-se mais claro. Assim como o fluxo. As marcas desejam atingir com relevância, particularidade e abrangência os consumidores via mobile. As agências traduzem esta necessidade em planejamento criativo para as Integradoras, que por seu papel são as detentoras dos caminhos e das conexões para transformar estas demandas em ações viáveis junto as operadoras - ao que parece a mídia da vez ;-). É através dos Integradores que as operadoras - cujo foco de negócio é telefonia - viabilizam um espaço em seus canais como um formato de a publicidade se valer do celular, formato este validado vide campanha de Obama. SMS é democrático, é poder ao povo.

O horizonte para 2009 parece promissor. A cada ano o mercado amadurece mais, na velocidade característica dos novos negócios de novas tecnologias. Conheça todas as histórias da campanha de Obama aqui (http://www.mobilemarketer.com/search.php?q=obama).
Algumas ações que vem sendo desenvolvidas no Brasil podem ser vistas nos blogs Mobilizado (http://leonardoxavier.typepad.com/), Mobilepedia (http://www.mobilepedia.com.br/) e no site da Okto (www.okto.com.br), tem bastante iniciativa interessante. E lá vamos nós para mais um Ano do Mobile Marketing! :-)