domingo, 30 de agosto de 2009

Ciclofaixa!

Olha que surpresa bacana encontrei este final de semana aqui em Sampa,
uma faixa para ciclistas! http://twitpic.com/fvoz6
Inaugurou este domingo, e vai funcionar apenas aos domingos, das 7 da
manhã até meio-dia. Tudo bem que quem quiser pedalar terá que guardar
sua vontade para 1 dia da semana e ainda acordar cedo, mas pelo menos
é um começo. As chamadas Ciclo-Faixas de Lazer interligam 3 parques da
capital com seus 5km de extensão. São Paulo tem hoje 250 mil
bicicletas circulando todos os dias e menos de 30 quilômetros de
ciclovias. É ou não é uma vergonha para uma cidade que agoniza com o
trânsito?

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Coca Cola é uma marca clássica ou moderna?

Para você, a Coca-Cola é uma marca "clássica" ou "moderna"? Minha
tendência é dizer que é tão clássica como "E o Vento Levou" ou "jeans
e camiseta". Parece eterna. Olhando a logotipia então - numa
comparação com a evolução do logo da concorrente Pepsi - fico com a
sensação de que mais clássica não há. Veja aqui:
http://scandolara.com.br/wp-content/uploads/2009/08/cocapepsi.jpg

Mas será que as aparências não enganam? Dê uma olhada nesta comparação
feita pela badalada Zeus Jones aqui http://www.ifound.com.br/?p=671 e
então me diga, não seria a Coca-Cola uma das marcas mais modernas do
mundo? Parece que cada vez mais o que define a modernidade de uma
marca é mesmo o que ela faz, não o que ela diz. Aliás, em tempos de
revolução digital e comunicação interativa, pouco vale o que a marca
diz, muito importa o que dizem da marca!

Confira a pulsação em tempo real da marca Coca-Cola no Twitter aqui
http://twitter.com/#search?q=coca-cola

domingo, 23 de agosto de 2009

Comportamentos Conectados

Ontem presenciei um comportamento interessante. Moro numa rua fechada,
sem saída, que configura uma vila de prédios. Em dia de jogo é uma
festa só, moradores dos prédios vizinhos gritam e compartilham sua
emoção, a plenos pulmões nas janelas e sacadas. Ontem foi a rodada de
domingo, e a Globo passou o jogo do São Paulo, que ficou em 0x1. Um
jogo que, se comparado ao do Corinthians, que não estava sendo
televisionado - 3x3 - foi de poucas alegrias. Ainda assim eram os
torcedores do São Paulo que compareciam às janelas para gritar nos
raros lances emocionantes.

Os corintianos, apesar de conectados à um jogo muito mais emocionante,
não sentiram o espaço coletivo como favorável à sua manifestação.
Parece que a regra é: quando a Globo passa jogo do São Paulo, os
tricolores saem às sacadas. Quando for o jogo do Corinthians que
estiver na TV, são os corintianos que tem o direito ao grito. A TV
parece ser a determinante no comportamento e manifestação das torcidas
de prédios :-)

Dá para pensar nisto como um grande flash mob, onde um meio de
comunicação motiva as pessoas a agirem de determinada maneira, neste
caso se reunir com semelhantes e sair às janelas, um hábito cultural,
um poder e tanto. As mídias sociais emergem como um contraponto a este
comportamento, pois, apesar de comparadas à mídia de massa, é o um
ligado em muitos e não o tradicional muitos ligados em um. Fico
imaginando que tipo de articulações seremos capazes de criar estando
conectados diretamente uns com os outros, sem intermediários ;-)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

E o Facebook se rendeu ao Twitter

Que o Facebook estava se convertendo ao Twitter a gente já sabia
(http://www.bluebus.com.br/show/1/91290/o_twitter_nao_e_uma_rede_social_e_uma_rede_de_informacao_e_outra_coisa),
e agora é oficial: o Facebook anunciou uma funcionalidade que vai
permitir que as atualizações feitas no Facebook sejam automaticamente
"twittadas" pelo usuário. O post no blog do facebook
(http://blog.facebook.com/blog.php?post=123006872130) ainda informa
que haverá a possibilidade de escolher quais updates - fotos, status
ou eventos - deverão ser twittados, e pondera: 'serão twittados
somente updates, não informações de perfil do usuário'. Em breve
disponível no http://www.facebook.com/twitter.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Um apanhado geral sobre Cannes

A agência de marketing direto Fábrica de Comunicação apresentou esta
manhã, no Kinoplex em SP, um apanhado geral sobre Cannes 2009 para
parceiros e clientes convidados. Eu fui conferir.

Além da exibição de cases premiados (já noticiados aqui
anteriormente), o evento destacou os principais pontos que marcaram o
festival deste ano: queda de 40% nas inscrições, presença dos
'ilustres' players digitais como Microsoft, Yahoo, Google e Twitter; e
o brilho dos países que tiveram destaque na produção de publicidade,
como Bélgica e Argentina. Uma citação de Vega Olmos dá a tônica do
sucesso crescente dos argentinos: "adoramos a crise". De fato, os
hermanos fizeram escola quando o país entrou em crise e agora usam
esta sabedoria para lidar de forma serena e assertiva frente a crise
mundial.

O case Best Job in The World foi epecialmente coroado nesta ocasião,
afinal todo o sucesso de quase 1,5 milhão de pessoas inscrevendo-se
para a vaga de melhor emprego do mundo começou com uma pequena peça de
marketing direto: um anúncio no classificados do jornal.

E, a mensagem final do chefe do júri de Cannes, ao citar o critério
que pediu que seus delegados usassem para nortear a seleção dos cases
já nos é conhecida: "simplicidade, relevância e resultado" ;-)

domingo, 16 de agosto de 2009

Bancos de pedra

Nesses tempos ultra modernos de avanços velozes, vejo muita gente
reclamando da pressão do tempo, que parece insuficiente para que se dê
conta de toda as demandas diárias. Além da vida real, a vida digital.
Alimentar blog, perfil, fotos, responder, contactar, pesquisar.

Vi um filme onde uma garota à espera de um sinal de seu paquera
reclamava: "sinto falta dos tempos onde só havia um telefone e uma
secretária eletrônica em casa". E emenda: "agora precio consultar 7
diferente tipos de comunicação para ao final saber que fui rejeitada
por 7 vezes", referindo-se ao celular, SMS, MSN, Twitter, Facebook,
Myspace, etc :-)

Apesar desta aparente overdose tecnológica e da ânsia das marcas em
explorarem estes novos territórios, alguns setores parecem estar na
idade da pedra. Pesquisando o site do meu banco na tentativa de fazer
um levantamento financeiro, decobri que não consigo obter informações
com mais de 90 dias, nem mesmo puxar históricos de itens, como "todos
os pagamentos efetuados para esta operadora".

Não há facilidade nenhuma para acessar informações segmentadas ou
consolidadas, o site não oferece ferramentas para que você consiga se
organizar facilmente. Muito me intriga que os bancos ainda não tenham
percebido essa prestação de serviço para o consumidor. Será que não é
interesse deles que o cliente faça seu próprio planejamento
financeiro?

sábado, 15 de agosto de 2009

(entre parênteses)

Eu queria tentar descrever e relatar o momento que vivo. Sinto-me num instante suspenso, pairando no ar, indefinido. Meu retrato é de uma pessoa cansada, sentada numa cadeira de frente para o relógio de parede. Uma espera não sei porque. Eu não sou mais o que fui, nem sou ainda o que serei. Este é o meu agora. Um vácuo em órbita. Indo para?


sábado, 1 de agosto de 2009

Já experimentou fazer arte com o twitter?

Já experimentou fazer arte com o twitter? Aqui
(http://twitter.com/nopassodroteiro) tem uma série de 'hai kais'
modernos, roteiros concisos e objetivos, em 140 caracteres. Outra arte
bacana pode ser conferida aqui, (http://queridoleitor.zip.net/) uma
série de 140 microcontos está sendo criada, cada um é um vídeo feito
de 10 posts extraídos do twitter. Uma compilação de instantes, retrato
de nosso momento!