Hoje, domingo de Páscoa, um amigo mandou o seguinte tweet: "enquanto que os fiéis rezam por cristo, a igreja católica busca por sua ressurreição" - referindo-se aos escândalos sobre pedofilia que abalam os alicerces desta instituição. Fiquei pensando que, ao invés de ressurreição, a missão da igreja católica talvez seja buscar uma nova identidade.
O cimento que estrutura a igreja é a fé, e isso continua existindo - no meu entendimento como uma característica humana - independente de como esteja organizada. Vejo a igreja como uma grande (senão a maior) forma de organização da fé, assim como outras religiões, seitas, crenças, ritos: traduzem uma organização da fé humana, esse sentimento tão vital a nossa sobrevivência e bem estar quanto o amor ou o medo.
Os escândalos sobre pedofilia e inúmeras denúncias acumuladas ao longo dos séculos contra a igreja católica tem provocado corrosões aparentemente irreversíveis nesta estrutura de organização da fé. A descrença desnorteia os fiéis.
Os avatares religiosos, Cristo, Maomé, Shiva entre outros, nos lembram que é possível (necessária) a divindade nas relações humanas, e nos resgatam da barbárie animal. Receio que a crise da igreja católica possa representar um colapso da fé, sua ruína poderá deixar milhares de fiéis órfãos. Espero que se propaguem formas renovadas de canalização desta fé. Feliz Páscoa :-)
domingo, 4 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)