O primeiro dia de apresentações do Forum Latino Americano de Mobile Marketing - da MMA - foi bastante animado. Agências, anunciantes, integradoras, veículos, fabricantes, operadoras e até a Datalistas. E cases, muitos cases. A sensação que fica é que ainda é pouco perto do imenso potencial. Há de se lembrar que, diferente da era internet, a potencialidade está não apenas no montante financeiro e de idéias incubado, como de fato na base instalada deste já não tão novo meio: são 152.364.986 celulares ativos (Teleco, fev/09).
Um sentimento era unânime: a ânsia de poder trabalhar esta base sem barreiras. Uma comunicação limpa, leve e clara, face-a-face, usuário e telinha de celular. Seja ela um dado, uma informação relevante, um game, um aplicativo de serviços, uma imagem, um vídeo, um som...até mesmo um canal de TV exclusivamente mobile é possível de ser entregue, sempre tendo como ponto de partida a escolha do usuário. Tecnologia para isso viu-se de sobra no evento. O trecho do fornecedor até a rede da operadora parece bem resolvido. O trecho da rede da operadora até o usuário é que continua meio obscuro.
Um momento interessante do dia foi a brincadeira promovida pela palestrante Rosana Moya, da Okto/Spring Wireless: pediu que os presentes enviassem por SMS sua área de atuação para o numero 30102. Inicialmente interrogada pelo mestre de cerimônias, a audiência - cuja resposta em público foi tímida - atendeu prontamente a pesquisa na versão mobile. Ao final da apresentação os resultados foram exibidos na tela, e viu-se que dos 61 respondentes, 13 eram de agencias, 3 de integradoras, 11 de operadoras, 13 eram anunciantes, 16 de veiculos e 5 respostas inválidas.
Até mesmo os anunciantes - acusados de pouco estarem presentes nas discussões - compareceram em número no Fórum, ainda que discretamente. Todos os ingredientes estão no caldeirão, e já cozinham há algum tempo. Quero pensar que falta pouco para o doce ficar pronto! ;-)
quinta-feira, 26 de março de 2009
segunda-feira, 9 de março de 2009
O celular é hoje o tênis Nike de antigamente

Segue uma foto curiosa que eu tirei semana passada. Zé Raimundo é porteiro de um prédio comercial, eram 8 da noite e ele assistia o noticiário da TV Record em seu celular. Eu, encantada, perguntei: "mas isso não é muito caro não?". Ele ficou meio sem jeito e respondeu: "é, né"- e caiu na risada.
Outro dia eu parei em frente a um cartório e havia uma rodinha com uns 5 motoboys em volta de um celular, assistindo um vídeo, enquanto esperavam seus documentos. Há pouco tempo vi um motoboy atender seu celular ao parar no farol, bem ao meu lado. Era um N95.
Penso que talvez o celular seja hoje em dia o que o tênis Nike foi há algum tempo atrás. Ter um celular bacana e um pacote de dados parrudo é o que te torna hype dentro de sua comunidade nos dias de hoje, seja ela elite ou periferia. Na era da informação, o acesso portátil e imediato à ela parece ser um objeto de desejo geral. Um viva à mobilidade! :-)
Assinar:
Postagens (Atom)