O instituto Gartner divulgou uma pesquisa indicando as 8 tecnologias móveis que devem ser consideradas nos planejamentos estratégicos de 2009 e 2010, como sendo as que mais influenciarão nos negócios. Nos sites da Mac Magazine a PC World você encontra a matéria completa, aqui ressalto alguns tópicos.
Até 2011, nos mercados mais desenvolvidos, mais de 95% dos dispositivos móveis incluirão Bluetooth, tecnologia de transmissão de dados a distâncias curtas - e o mais legal: de graça. A Tecnologia de Localização também é um hit. As empresas serão capazes de localizar clientes e consumidores potenciais em áreas determinadas e comunicar-se diretamente com eles.
Novos formatos de telas terão impacto em 2009 e 2010, como os picoprojetores. Os picoprojetores podem ser usados para pequenas apresentações visuais — em uma reunião de vendas, por exemplo - e podem chegar ao tamanho de um dado.
Uma das tendências mais bacanas confirmadas pelo Gartner é o Near Field Communication (NFC), ou comunicação em área próxima. Aqui estamos falando de proximidade mesmo, a mesma tecnologia que você usa no crachá para abrir uma porta ou uma catraca, por exemplo. O chip de seu celular virá embarcado com esta tecnologia, para fazer pagamentos ou entrar no metrô.
Mandar uma imagem de um celular para um porta-retratos digital ou receber um cupom eletrônico de desconto no smartphone são aplicações de NFC que começam a surgir. E o mais interessante: para o Gartner, essas aplicações serão, no começo, mais disseminadas em mercados emergentes do que em países desenvolvidos.
Também são tendências de curto prazo a internet móvel e a banda larga no celular. No entanto,o uso da rede da operadora de telefonia móvel para trafego de dados no celular ainda é o meio mais caro. Segundo a pesquisa, a tendência é haver uma política agressiva de preços das operadoras, e a demanda pode ser até superior à capacidade das empresas que fornecem o serviço.
A amplitude do mercado móvel parece transcender a limitação das operadoras, e as soluções para comunicação móvel se multiplicam. A portabilidade liberta o usuário e acirra a concorrência. Começo a acreditar na privatização das Telecoms. Ao contrário das estatais, nem a censura, e nem o monopólio, resistem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário