E no começo era o verbo. Depois veio a escrita. E Graham Bell nos presenteou com o telefone, e a comunicação distante pode ser feita em tempo real. Hoje em dia são tantos os canais disponíveis que chega a parecer confuso. Mas basta um pouco de paciência e tudo se ajeita, as formas de comunicação vão se revelando como as mais adequadas para cada ocasião.
Eu uso email, uso MSN, uso SMS, uso Twitter, Skype e até mesmo lanço mão das velhas formas como telefonemas e cartas. Antiquados, mas tem seu espaço e sua serventia. São complementares, não substitutos. Regularmente, diariamente, estou multi conectada e tenho mil formas de me comunicar. Bendito mundo moderno.
Preciso de uma troca de informação rápida, ou enviar algum arquivo? MSN
Quero passar uma informação específica, dividir uma novidade com um parceiro? SMS
A informação é elaborada e complexa, o arquivo é grande? Email
A novidade é para ser espalhada ao vento, quero dividir uma alegria? Twitter
O papo vai ser longo e preciso estar com as mãos livres para outras coisas? Skype
Todas estas tecnologias precindem o bom e velho telefonema, a ligação direta e ofegante entre duas pessoas. Cada vez menos uso o telefone, que fica para casos mais pessoais, que não se resolvem num teclar de dedos.
E cada caso é um caso. Cartas e bilhetes escritos à mão entregam maior proximidade, carregam cheiro, traço, deflagram as incertezas com seus rabiscos. Cartas à mão para a avó, para os amores, para mim mesma. Bilhetes para os amigos, para os pais. Para a mãe, de vez em quando é melhor ficar só no SMS, para não dar muita corda. Mas os papos de mãe tem sim sua vez, só o Skype salva, e a conversação infinita é permeada por outros afazeres, afinal o tempo é escasso. E com todas as opções na palma da minha mão - o iPhone traz email, Skype, MSN, Twitter, SMS e até telefone - basta analisar como eu quero que a mensagem seja recebida para definir qual canal vou utilizar. Só não vale ficar calado. Manifeste-se! E como dizia o Velho Guerreiro: roda, roda, roda e avisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário