O primeiro dia de apresentações do Forum Latino Americano de Mobile Marketing - da MMA - foi bastante animado. Agências, anunciantes, integradoras, veículos, fabricantes, operadoras e até a Datalistas. E cases, muitos cases. A sensação que fica é que ainda é pouco perto do imenso potencial. Há de se lembrar que, diferente da era internet, a potencialidade está não apenas no montante financeiro e de idéias incubado, como de fato na base instalada deste já não tão novo meio: são 152.364.986 celulares ativos (Teleco, fev/09).
Um sentimento era unânime: a ânsia de poder trabalhar esta base sem barreiras. Uma comunicação limpa, leve e clara, face-a-face, usuário e telinha de celular. Seja ela um dado, uma informação relevante, um game, um aplicativo de serviços, uma imagem, um vídeo, um som...até mesmo um canal de TV exclusivamente mobile é possível de ser entregue, sempre tendo como ponto de partida a escolha do usuário. Tecnologia para isso viu-se de sobra no evento. O trecho do fornecedor até a rede da operadora parece bem resolvido. O trecho da rede da operadora até o usuário é que continua meio obscuro.
Um momento interessante do dia foi a brincadeira promovida pela palestrante Rosana Moya, da Okto/Spring Wireless: pediu que os presentes enviassem por SMS sua área de atuação para o numero 30102. Inicialmente interrogada pelo mestre de cerimônias, a audiência - cuja resposta em público foi tímida - atendeu prontamente a pesquisa na versão mobile. Ao final da apresentação os resultados foram exibidos na tela, e viu-se que dos 61 respondentes, 13 eram de agencias, 3 de integradoras, 11 de operadoras, 13 eram anunciantes, 16 de veiculos e 5 respostas inválidas.
Até mesmo os anunciantes - acusados de pouco estarem presentes nas discussões - compareceram em número no Fórum, ainda que discretamente. Todos os ingredientes estão no caldeirão, e já cozinham há algum tempo. Quero pensar que falta pouco para o doce ficar pronto! ;-)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário