Já faz um tempo falei aqui do video A Quarta Tela, da Nokia, que explica bem esta convergencia do cinema pra TV, pro computador, e por fim pro celular. O vídeo tem uma passagem interessante sobre a sociedade atual, que diz "a sensação real de comunidade, através do virtual". De fato a experiência se tornou mais individual: se antes gargalhávamos em coro no cinema, hoje sorrimos sozinhos com o vídeo no celular, e o riso se torna coletivo num forward. As comunidades são virtuais.
À luz desta constatação, trago aqui o case ganhador de Cannes 'Que vuelvan los lentos' (http://www.youtube.com/watch?v=zPBmLDiemqg), cuja sacada é justamente essa: perceber que falta uma parte para tornar real o virtual, e dar uma forcinha. A campanha incentivava a volta das músicas lentas nas baladas, afinal essa é a hora da verdade, quando acontece o contato. O que era possibilidade vira realidade. Quem não se lembra dos bailinhos? ;-)
Ontem fui com uma amiga à exposição GamePlay, do Itaú Cultural. São 6 instalações e 11 jogos eletrônicos com participação aberta ao público. Logo de cara minha amiga empacou: "mas só tem videogame aqui?". Ela percorreu nervosamente os ambientes escuros e cibernéticos da mostra inconformada com aquele monte de gente interagindo com as máquinas. Na saída, indignada, exclamou: "Vamos se abraçar pessoal, porra!" :-D
Pode até ser que o mundo esteja cada vez mais virtual, mas de uma coisa estou certa: o comportamento humano tende a mudar sempre, mas a natureza humana não muda nunca. :-)
YouTube - Videos from this email
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário