quinta-feira, 2 de julho de 2009

Tateando o Twitter

Fiquei pensando sobre este texto da Luciana, e tendo a cada vez mais ter certeza de que o Twitter não é um aplicativo de rede social. Ele não pode ser comparado com o Orkut, My Space ou Facebook (que aliás, está se convertendo ao Twitter). O Twitter não tem páginas sobre você ou álbuns de fotos. No máximo te permite um link para você conectar seu "megafone" à seu blog, ao site da empresa, à alguma identificação.

O Twitter tampouco pode ser comparado ao MSN, pois não fala de 1 para 1, fala de 1 para muitos. Muitos grupos que retwittam e ecoam suas palavras. Me parece mais uma rádio pirata moderninha, com o mesmo quê de subversiva ;-) O Twitter é uma rede de informação, - e talvez articulação - não uma rede social.

Tramam-se conspirações pelo Twitter, como o movimento #forasarney endossado por Marcelo Tas (@marcelotas) e seus mais de 20 mil seguidores. Também presencia-se a formação de rede de amigos que estão aparentemente distantes de nós, como o pessoal da F-Twitter liderada pelo Nelsinho Piquet (@NelsonPiquet_). Sim, recebi a confirmação via assessoria que é ele mesmo que Twitta :-)

Eu particularmente classifico 2 tipos de uso do Twitter: aqueles que o usam direto no computador, e twittam links de sites, matérias, imagens e fatos que julga interessantes; e aqueles que twittam de dispositivos móveis (celulares) comentando fatos presenciados, simultaneamente ao tempo em que ocorrem. E, em ambos os tipos, sempre tem aqueles tweets que vem de dentro, algum desabafo, brincadeira ou comentário prosaico. Como disse Biz Stone, co-fundador do Twitter: "O Twitter não se trata do triunfo da tecnologia. Trata-se do triunfo da humanidade." :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário