segunda-feira, 31 de março de 2008

Portabilidade numérica, palavrinha mágica

Que as pessoas vivem tendo problemas com as operadoras de telefonia não é novidade. Cada hora surge uma nova dica de como se fazer ouvir pelos atendimentos dos callcenters, que incessantemente perguntam sua linha, seu CPF, perdem seu registro, reiniciam o atendimento, e quando parece que o problema enfim vai ser endereçado....cai a ligação ou o sistema. E vamos lá começar tudo de novo...Cada vez que tenho que resolver alguma questão com minha operadora reservo no mínimo 40 minutos do meu tempo e muita paciência. Pois descobri uma palavrinha mágica que agiliza meu atendimento e torna as telefonistas subitamente gentis, simpáticas e servis. Recupero minha dignidade junto as operadoras quando digo "não vejo a hora de implementarem a portabilidade numérica, vou deixar vocês no mesmo instante".
A portabilidade numérica está aprovada e regulada pela Anatel, mas alguns detalhes destes trâmites ainda estão sendo resolvidos, como os "inibidores". Os inibidores são medidas para dificultar o uso desta portabilidade, ou seja, fazer o usuário pagar uma taxa pela troca de operadora, ou ter que fazê-la pessoalmente numa loja. A empresa responsável pela gestão deste processo é a ClearTech, que fica incumbida de consolidar todos os números e monitorar todas as trocas. A portabilidade tem agitado principalmente o mercado de VAS (serviços agregados para celular como jogos e assinaturas de notícias), que estuda como ficará a oferta destes serviços frente à possibilidade de migração de operadora, dado que cada operadora tem uma política de VAS, com diferentes preços e formas de atuação.
Não sei quantos usuários terão interesse em utilizar este serviço de portabilidade, os números lá fora giram em torno de 5 a 9%. Para mim sempre foi um nó mudar meu número, mantenho o mesmo celular desde 2000, quando adquiri meu primeiro aparelho. Aguardo ansiosamente a implementação da portabilidade! Enquanto ela não chega, e para os mais desapegados, fica a dica de um site para achar e ser achado, o Mudou Para. (http://www.mudoupara.com.br/)
Espero que a portabilidade faça as operadoras entenderem que elas devem se relacionar com o ser humano por trás do número, já que este número, não é mais exclusividade delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário