domingo, 23 de agosto de 2009

Comportamentos Conectados

Ontem presenciei um comportamento interessante. Moro numa rua fechada,
sem saída, que configura uma vila de prédios. Em dia de jogo é uma
festa só, moradores dos prédios vizinhos gritam e compartilham sua
emoção, a plenos pulmões nas janelas e sacadas. Ontem foi a rodada de
domingo, e a Globo passou o jogo do São Paulo, que ficou em 0x1. Um
jogo que, se comparado ao do Corinthians, que não estava sendo
televisionado - 3x3 - foi de poucas alegrias. Ainda assim eram os
torcedores do São Paulo que compareciam às janelas para gritar nos
raros lances emocionantes.

Os corintianos, apesar de conectados à um jogo muito mais emocionante,
não sentiram o espaço coletivo como favorável à sua manifestação.
Parece que a regra é: quando a Globo passa jogo do São Paulo, os
tricolores saem às sacadas. Quando for o jogo do Corinthians que
estiver na TV, são os corintianos que tem o direito ao grito. A TV
parece ser a determinante no comportamento e manifestação das torcidas
de prédios :-)

Dá para pensar nisto como um grande flash mob, onde um meio de
comunicação motiva as pessoas a agirem de determinada maneira, neste
caso se reunir com semelhantes e sair às janelas, um hábito cultural,
um poder e tanto. As mídias sociais emergem como um contraponto a este
comportamento, pois, apesar de comparadas à mídia de massa, é o um
ligado em muitos e não o tradicional muitos ligados em um. Fico
imaginando que tipo de articulações seremos capazes de criar estando
conectados diretamente uns com os outros, sem intermediários ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário